(Primeira edição)
O Rock in Rio foi criado em 1985, por Roberto Medina um empresário brasileiro, que foi responsável pelo show de Frank Sinatra no Brasil em 1980. O Rock in Rio, como diz o próprio nome teve sua primeira idealização no Rio de Janeiro, porém esse evento teve uma repercussão mundial, o que fez abrir caminhos para edições internacionais. Sua primeira edição no Brasil deu espaço para 1,5 milhões de pessoas, que assistiram a bandas internacionais, como, Iron Maiden, Whitesnake, ACDC, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpions, Yes, entre outras bandas internacionais. Dos nacionais estavam Rita Lee, Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes e outros ótimos cantores brasileiros.
Na época foi montada toda uma infra-estrutura especial para receber o evento. O palco montado era o maior já montado para um festival com 5 mil metros quadrados, havia centro de atendimento médico e até um shopping center, tudo digno de um grande festival. Era uma grande expectativa, afinal, bandas de rock em terras brazucas era raro, o Brasil não fazia parte das turnês das grandes bandas. Poucos, como Van Halen, Genesis e Kiss haviam passado por aqui antes, mas dessa vez ia ser diferente.
Roberto Medina, que teve dificuldades de conseguir reunir o patrocínio necessário para o evento, isso porque muitos não acreditavam na idéia do Rock in Rio, mas após as confirmações de Ozzy e Queen, tudo começou a mudar.
A banda Def Lepard teve de cancelar sua presença pouco tempo antes do início do festival, isso porque o baterista Rick Allen havia sofrido um acidente grade, que depois resultou na perda do braço esquerdo, o que fez dele um herói do rock que voltou a tocar com essa deficiência. No lugar do Def Lepard, foi chamado o Whitesnake, banda de David Coverdale.
O Iron Maiden foi a única banda a se apresentar apenas uma vez, no dia 11 antes do esperado show do Queen, isso porque o Iron estava no meio da turnê americana do álbum Powerslave.
O rock nacional também estava explodindo, e teve ótimas participações, como Paralamas, Blitz e Barão Vermelho, além de outros.
Outros artistas muito experientes e consagrados como Erasmo Carlos e Ney Matogrosso também marcaram presença.
Com nove edições no total, sendo três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha, nesse ano foi anunciado que em 2011, dez anos depois, o evento volta ao Brasil, porém traz com ele uma grande novidade, tanto para os espectadores, quanto para os produtores de Evento que admiram o Rock in Rio, pois será construída uma “Cidade do Rock”.
Depois de viajar pela Europa, era interesse de Roberto Medina que o Evento voltasse ao Brasil, na idéia original isso era esperado para ocorrer em 2014, mesmo ano da Copa do Mundo, mas esse plano foi adiantado já que o local onde se realizará este grande evento será um “legado das Olimpíadas de 2016”. Mas agora você deve estar se perguntando: “Mas o Rock in Rio vai acontecer bem antes das Olimpíadas, como vai ser um legado?” Acontece que um terreno na Zona Oeste do Rio está sendo desapropriado para a construção do que foi chamada de Parque do Atleta, uma espécie de Sambódromo onde ocorrerão shows e eventos. É nesse local que os organizadores do Festival Sucesso utilizarão para a realização das edições brasileira. Assim mesmo no plural, é que os organizadores desejam que de dois em dois anos o evento tenha uma edição verde e amarela. O Parque Olímpico Cidade do Rock terá capacidade para 150 mil pessoas e a festa do ano que vem já esta marcada. Acontecerá no período de 23 de setembro a 2 de outubro, e já se ouve o desejo pelas apresentações de Shakira e Lady Gaga além de bandas consagradas no estilo metal e indie como já tradicionalmente ocorre.
E para se manter informado sobre tudo que acontece no período de produção desse grande Evento fique ligado no site oficial www.rockinrio.com.br lá você encontra vídeo do novo Single do evento que foi gravado com artistas brasileiros e ainda pode entrar no clima da festa assistindo às apresentações das edições anteriores.
Créditos: "Curtindo um evento a doidado" e "Site oficial do Rock in Rio".


Nenhum comentário:
Postar um comentário